Semana de integração sobre gestão prisional reúne agentes do Ceará e Pará
9 de outubro de 2020 - 15:19 #gestão prisional #SAP #segurança prisional #Segurança Pública #SSPDS
Ascom SAP - Texto e Fotos
A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará se tornou referência sobre modelo de gestão prisional e práticas integrativas. Diante dessa realidade, a SAP recebeu, durante a primeira semana de outubro, diretores prisionais, servidores e policiais penais da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Estado do Pará para um intercâmbio de gestão penitenciária com foco nas rotinas prisionais, alternativas penais e o sistema de monitoramento.
Com uma Pasta criada há pouco mais de 9 meses, a SEAP/PA se instalou em solo cearense para conhecer rotinas, como conta a diretora de gestão de pessoas da SEAP, Jéssica Pontes. “Tivemos experiências fantásticas aqui e iremos aprimorar no nosso sistema. Visitamos as unidades e nos chamou atenção que todas estavam em procedimento, com disciplina e ótima limpeza e organização”, afirma.
O diretor do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará CRPP III, Geraldo Guedes, citou a satisfação de conhecer o secretário Mauro pessoalmente e a oportunidade de ver a dinâmica realizada no Ceará. “Conhecíamos o trabalho da SAP pela internet, mas foi importante para nós que buscamos novas ideias vir até aqui. Acompanhar os procedimentos é determinante para que possamos evoluir também no nosso Estado. Devemos copiar o que é bom e o secretário Mauro é uma pessoa destemida, com garra e que inspira a todos nós”, enfatiza.
O secretário da administração penitenciária paraense, Jarbas Vasconcelos, reitera a importância desse momento de integração que ocorreu entre o Pará e o Ceará. “Quando falamos de fazer alguma atitude no Pará e antes de sofrermos resistência, citamos o Ceará. Nós temos que ser muito humildes para aprender. Porque estamos construindo o sistema prisional do Pará, pois o modelo de lá precisava desse choque de gestão. Estamos ainda distantes, mas caminhamos pelo caminho certo e estamos nos espelhando muito no sistema do Ceará. E com muito orgulho. Todos os nossos gestores olham para cá e querem se inspirar. Nós devemos copiar o que é bom”, afirma.
O secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, celebra a integração entre as corporações de Ceará e Pará e prega a união como saída mais efetiva no combate ao crime. “O conhecimento é infinito. Não existe limite para o aprendizado. O sistema prisional é desafiador, mas com trabalho e humildade nós podemos fazer ele eficiente e resolutivo. O intercâmbio ocorrido essa semana entre Ceará e Pará exibem o caminho mais efetivo para o sucesso das gestões. Eles trouxeram práticas importantes para os nossos policiais penais e nós devolvemos com o que temos de melhor pra eles. É com esse intercâmbio de competências e espírito de união que venceremos a luta contra o crime”, finaliza.