Novo Oriente recebe a 99ª EEEP do Governo do Estado

17 de dezembro de 2013 - 12:25

O município de Novo Oriente, na região dos Inhamuns, acaba de receber um equipamento diferenciado de ensino. É que o governador Cid Gomes, acompanhado da secretária Izolda Cela, da pasta da Educação, inauguraram, na noite desta segunda-feira (16) a 99ª Escola Estadual de Ensino  (EEEP) da rede estadual.

 

Durante a inauguração do equipamento, o governador Cid Gomes ressaltou a importância e da projeção das escolas profissionalizantes para o Estado. “São mais de 75 mil cearenses em todo o Estado podendo ter acesso a essa modalidade de ensino. Nessas escolas, o aluno chega às cinco horas da manhã e só vai sair às cinco da tarde. O aluno faz o ensino médio pela manhã e no turno da tarde ele faz um curso técnico profissionalizante, o que vai possibilitar mais oportunidade de ingressar no mercado de trabalho”, disse.

 

EEEP Novo InternaA recém-inaugurada Escola Estadual de Educação  Profissional Maria Eudes Bezerra Veras, com capacidade para atender a 540 alunos, em tempo integral, é dotada de 12 salas de aulas, auditório para 200 lugares, biblioteca e dependências  administrativas, laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e  Matemática, ginásio poliesportivo e um teatro de arena. Para construir e equipar a unidade, governos Estadual e Federal investiram recursos da ordem de R$ 11,3 milhões.

 

Trata-se da quinta Escola de Educação Profissional a fazer parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 13, em  Crateús. As demais estão localizadas em Ipueiras, Nova Russas, Tamboril e Crateús. Na escola, os  alunos poderão optar entre os cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica, Enfermagem e Redes de Computadores.

 

EEEP Novo Interna2Segundo Cid Gomes, a inauguração, logo mais à noite da 100ª EEEP, no Crato é uma realização muito especial. “Estar inaugurando a escola de número 100 é muito importante para o avanço do ensino no Ceará. Até o final do governo, pretendemos que este número chegue a 140 escolas inauguradas. Assim, acredito que todos os municípios com mais de 25 mil habitantes estarão contemplados e os menores devem se unir em consórcios para serem contemplados também”, concluiu Cid.

 

EEEP: Estrutura

 

EEEP Novo Interna3Nessa modalidade de escola, os alunos fazem três refeições diárias, recebem livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação.  Nessa modalidade de ensino, o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É durante esse período que o  estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a formação. No próximo dia 17, será a vez da 100ª EEEP.

 

Participaram da solenidade o vice-governador Domingos Filho; o deputado federal Domingos Neto; o deputado estadual Neném Coelho; o prefeito de Novo Oriente, Godofredo de Lima Vieira, e o conselheiro do TCM, Manoel Veras.

 

EEEP Novo Oriente Ina.jpg  EEEP Novo Oriente Ina2.jpg

EEEP Novo Interna4  foto 2

 

16.12.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)