Educação em tempo integral dinamiza rotina da EEM Padre Saraiva Leão, em Redenção

7 de abril de 2016 - 13:18

A Escola de Ensino Médio (EEM) Padre Saraiva Leão, em Redenção, é uma das 26 unidades do Ceará a implementar o tempo integral para os alunos da 1ª série do Ensino Médio em 2016. O aumento do número de horas no ambiente escolar já vem provocando entre os estudantes uma mudança de visão em relação ao local em que estudam. O entusiasmo dos jovens aumenta, sobretudo, diante da perspectiva do contato com matérias mais humanizadas e com disciplinas que abordam os fundamentos de uma atividade profissional.

Para o estudante Diego Silva, de 15 anos, o tempo integral na escola possibilita melhor preparação para o ensino superior. “Quando eu me formar, o meu currículo estará bem mais completo, com mais chances de entrar na universidade. Estou fazendo uma disciplina eletiva de Informática e quero estudar programação na faculdade, então, já antecipo meus estudos na área aqui mesmo na nossa escola”, explicou o estudante.

Segundo Diego, a disciplina optativa que mais tem interessado a sua turma é sobre a história da cidade de Redenção. “A matéria nova sobre história local é a mais legal porque ela é bem diferente das outras: a gente faz atividades bem divertidas e, na maioria das vezes, vamos para a rua, visitamos museus, apresentamos trabalhos na praça. Semana que vem, nós vamos subir a escadaria de Santa Rita”, contou entusiasmado.

Metodologia

A professora Paula de Oliveira leciona a disciplina eletiva “Interagindo com as Linguagens”, por meio de uma cooperação entre os demais docentes de língua portuguesa. “Nós recebemos sugestões dos alunos de como eles querem aprender o Português, a partir dos tópicos que eles têm mais dificuldade. Trabalhamos com jogos, interpretação de textos, paródias, músicas e brincadeiras, como o ‘soletrando’. E sempre avaliamos, ao final de cada aula, como foi o andamento das atividades”, comenta.

A EEM Padre Saraiva Leitão recebeu, nesta terça (5), a visita do secretário adjunto da Educação, Armando Simões, que acompanhou o andamento da experiência, analisando as dificuldades e os aspectos positivos que a comunidade tem acumulado com a ampliação do tempo do aluno na escola. “Toda a nossa equipe está fazendo um esforço conjunto para oferecer o melhor, tornar a escola mais atrativa aos nossos jovens. Essa experiência trará ganhos para as novas gerações e será mais um salto de qualidade na educação cearense”, observou o secretário.

História

Redenção ostenta o título de primeira cidade brasileira a libertar os escravos, no ano de 1884, quatro anos antes do restante do país. Segundo relatos históricos, foi numa das salas da EEM Pe. Saraiva Leão que ocorreu a assinatura do termo de abolição da escravatura, com a presença de um representante da princesa Isabel.

07.04.2016

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 / 9 8893.6983
carolineavendano@gmail.com

Assinatura coornenadoria matérias