Seminário debate Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes
4 de abril de 2017 - 11:30 #adolescência #agenda proteger e cuidar de adolescentes #Ceará #juventude no ceará #seminário
A qualificação da atenção à saúde dos jovens é o objetivo do seminário Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes – Visibilidade para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes, que a Secretaria da Saúde realiza nesta quinta-feira, 6 de abril, das 8 às 12 horas, no Auditório Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Programado pelo Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Nusmac /COPAS), o seminário reunirá os coordenadores e profissionais da atenção primária dos 36 municípios e das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Baturité e Canindé.
A Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes foi lançada no início do mês pelo Ministério da Saúde para apoiar as gestões estaduais e municipais na ampliação do acesso e qualificação da atenção à saúde de adolescentes, visando à integralidade da atenção e à garantia de seus direitos. O aperfeiçoamento das ações de proteção e promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva para adolescentes e o fortalecimento da resolutividade na atenção básica toma corpo com a estratégia, que entende a fase como o período mais saudável da vida e o melhor momento para investir em esforços de proteção e de promoção da saúde. A implementação da agenda se dará em três etapas: organização dos serviços; crescimento e desenvolvimento e saúde sexual e saúde reprodutiva.
A atenção integral à saúde de adolescentes nos serviços de saúde parte de um acolhimento com uma abordagem diferenciada, sem juízo de valor, em espaços humanizados, de responsabilização e de formação de vínculos. Essas estratégias são importantes na reestruturação do processo de trabalho dos profissionais de saúde e imprescindíveis para garantir o acesso e o reconhecimento desse espaço como agentes de disseminação de informações, com fluxos de atendimento instituídos e reconhecidos para o manejo das ações em saúde ofertadas para essa população. O objetivo principal é garantir o acesso dessa população às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, respeitando os princípios organizativos e operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara
Núcleo de comunicação
- Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
- Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
- Porta-voz Thiago Cafardo
- Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
- Gestor de Fotografia José Wagner
- Fotografia Oficial Carlos Gibaja
- Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
- Comunicação Institucional Giselle Dutra
- Gestor de Rádio Lúcio Filho
- Gestor de TV Weberte Lemos
- Gestor de Web Bruno Bacs
- Gestor de Reportagem Wilson Zanini
- Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
- Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
- Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
- Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato