Plataforma Ceará 2050 é apresentada aos membros da Rede de Planejamento do Estado
23 de fevereiro de 2018 - 17:36 #Maia Júnior #Plataforma Ceará #Rede de Planejamento
Assessoria de Comunicação da Seplag - (85) 3101.4495
A reunião aconteceu no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão
Integrantes da Rede de Planejamento de diversas setoriais e órgãos do governo estiveram na tarde de quinta-feira (22.02) na Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, para assistir à apresentação da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo Ceará 2050.
O secretario Maia Júnior participou da abertura do evento e alertou para a importância do envolvimento de todos neste projeto. “Estamos colhendo a opinião dos cearenses de diferentes áreas de conhecimento e atuação. Esse estudo pretende apontar onde queremos chegar nas próximas três décadas”, afirmou.
“Consolidamos muitos avanços nas últimas décadas, mas não podemos nos contentar com um crescimento médio anual de 2%. Precisamos de estratégias para avançar mais rápido, porque as demandas sociais são crescentes. Apontar esses rumos é a missão da Plataforma Ceará 2050”, acrescentou Maia Júnior.
O professor Antônio Miranda, integrante da coordenação da Plataforma pela UFC (Astef), também deu boas vindas aos presentes e ressaltou que planejar é tarefa difícil, porém absolutamente necessária para sociedades e governos que efetivamente querem superar desafios e fazer melhor uso possível dos seus recursos.
Na ocasião, o coordenador executivo do Ceará 2050, Expedito Parente Júnior, apresentou a Plataforma aos membros da Rede de Planejamento do Estado e, ao final, respondeu a alguns questionamentos da plateia juntamente com o coordenador de Planejamento da Seplag, Avilton Júnior.
“Esse é o momento ímpar para o desenvolvimento do Estado, em que o engajamento e a participação de todos são fundamentais para a efetiva concretização desse projeto”, afirmou Avilton Júnior.
Dividida em cinco fases, a Plataforma Ceará 2050 tem como premissa fundamental o engajamento da sociedade em todas as suas etapas de execução. Desta forma, a participação de entes públicos e privados, bem como da sociedade civil e dos movimentos sociais desde sua elaboração, fortalece o projeto e contribui para a garantia de sua continuidade ao longo dos 30 anos em que deve ser implementado.
Visitas institucionais
A série de visitas institucionais começou na terça-feira (20.03) pelo Ministério Público Federal. Na manhã de quinta, a equipe coordenação da UFC (Astef) esteve na Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde conversou com o reitor Jackson Coelho Sampaio e um grupo de pró-reitores.
As visitas acontecerão em variadas instituições públicas e privadas ao longo dos próximos meses. A proposta é levar o Ceará 2050 ao conhecimento da população e ampliar a parceria social desde o início da sua elaboração.
Ceará 2050
A Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050 tem o objetivo de traçar estratégias para acelerar o crescimento econômico estadual nas próximas três décadas e atender, de forma mais eficiente, às expectativas da sociedade pela oferta de serviços essenciais – saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública e geração de emprego e renda.
A iniciativa parte da constatação de que, apesar dos esforços de sucessivos governos cearenses comprometidos com a boa governança, o Estado do Ceará precisa avançar de forma mais acelerada para atender as crescentes demandas sociais.
O Ceará 2050 tem a coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC). E ao final da sua elaboração, prevista para dezembro deste ano, um uma série de projetos serão destacados, com o objetivo de contemplar ações que tendem a ter início em 2019 e desdobramentos até o ano 2050.
Clique aqui para assistir ao vídeo institucional.