SSPDS representa o Brasil em evento internacional de segurança e crimes cibernéticos em Israel

12 de novembro de 2018 - 17:43 # # # #

Assessoria de Comunicação da SSPDS - (85) 3101 6517/6519 / ascom@sspds.ce.gov.br

A convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, embarcou para Israel, onde participa do Israel HLS & Cyber 2018, evento internacional de segurança nacional e crimes cibernéticos. O evento acontece no Centro de Convenções de TelAviv, dos dias 11 a 15 de novembro. O titular da pasta cearense é o único representante do Brasil no encontro e foi escolhido graças aos resultados positivos, obtidos pela SSPDS e parceiros, com o uso de tecnologias aplicadas na área da segurança pública. Mais de 80 países do mundo inteiro participam do evento. Um representante de cada país da América Latina foi convidado a fazer parte do evento.

“Serão cinco dias de atividades intensas. Espero retornar com novos conhecimentos e, a partir daí, saber que tecnologias podemos trazer de Israel para melhorar ainda mais a segurança dos cidadãos cearenses”, destaca o secretário André Costa, que terá acesso aos estudos de casos apresentados por conferencistas das agências de inteligência israelenses e internacionais durante a programação do evento. “É uma oportunidade única de compreender como funcionam unidades policiais de Israel e, assim como também, diversas tecnologias voltadas à segurança pública, como ferramentas forenses e de ciberinteligência. Vamos aproveitar para ver o funcionando do videomonitoramento na cidade de Jerusalém, uma das mais ‘vigiadas’ do mundo”, destaca o André Costa.

A quinta edição do HLS & Cyber reúne os maiores especialistas em segurança nacional e representantes de agências de combate a crimes cibernéticos do mundo. Os temas das conferências e exposições são voltados para os desafios em segurança pública e nacional, ataques terroristas e atividades criminosas que vão além dos domínios físicos de organizações e estados democráticos do mundo inteiro. A busca por novas soluções para ameaças locais e aquelas que extrapolam as fronteiras dos países envolve investimento contínuo em tecnologias avançadas com objetivo de garantir proteção às empresas e governos.

No primeiro dia do evento, nesse domingo (11), ocorreram conferências sobre crimes online apresentados pelo Escritório Nacional de Proteção à Criança na Internet de Israel; aspectos de governança e estratégicas de Sigint, sigla em inglês para Inteligência de Sinais (técnica de coleta e decodificação de informações de inteligência por meio de sinais eletrônicos, comunicacionais e outros); e apresentação de sistema cyber R&D, de pesquisa e desenvolvimento voltados para soluções de segurança em ambientes online.

Como o evento compreende as áreas de segurança nacional e cibersegurança, os temas que serão debatidos são diversos, incluindo assuntos como big data, biometria e controle de acesso, comando e controle, processamento de dados de inteligência, sistema de comunicação de segurança, investigação de cibercrimes, e governança e política.