Delegação cearense participa da cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2018
21 de novembro de 2018 - 16:41 #CPB #Delegação cearense #Paralimpíadas Escolares #São Paulo
Assessoria de Comunicação da Sesporte - (85) 3101.4415
Mais de 40 paratletas, de 12 a 17 anos, celebram o início do certame e representam o estado na competição realizada em São Paulo
Muito entusiasmo na abertura da 12ª edição das Paralimpíadas Escolares na noite desta terça-feira (20), no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Durante a solenidade do maior evento esportivo do mundo para atletas com deficiência em idade escolar, houve o tradicional desfile dos alunos-atletas de 24 Estados e do Distrito Federal, bem como a execução do Hino Nacional Brasileiro.
“Esse é um dos principais eventos do CPB, um dos mais importantes. Nós assumimos metas em nosso planejamento estratégico e uma delas é que nos próximos Jogos, Tóquio 2020 e Paris 2024, o número de jovens atletas medalhistas aumente e as Paralimpíadas Escolares nos ajudarão a alcançar esse objetivo”, destacou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O Ceará participa da competição com atletas de Fortaleza e Região Metropolitana. Ao todo, a delegação cearense é composta por mais de 40 pessoas, dentre paratletas, técnicos, dirigentes e staff. O paratleta, Nicolas Ferreira, de 17 anos, ressalta a sensação de representar o estado nos jogos “Felicidade em poder participar mais um ano e saber que existem pessoas acreditando no que faço e no meu potencial. Tento sempre responder as expectativas da melhor maneira possível, me esforçando nos treinos e nas competições. É um sentimento gratificante saber que o Ceará está sendo representado por mim e outros colegas”, disse o atleta da modalidade natação.
O secretário do Esporte, Euler Barbosa ressalta a participação dos jovens atletas “Tenho a imensa satisfação em saudar os nossos alunos, pois eles se sobressaíram entre os demais participantes durante todo o ano para chegar justamente nesta fase. Eles podem ser grandes atletas no futuro, sendo inserindo-os socialmente por meio do Esporte”.
A cerimônia ainda contou com o acendimento do fogo simbólico, protagonizado pelos velocistas e medalhistas paralímpicos Mateus Evangelista e Verônica Hipólito, e ainda com a entrega do Prêmio Amigo do Esporte à Dra. Linamara Rizzo Bapttistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Nesta quarta-feira (21), iniciaram as disputas de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado no CT Paralímpico. Os oito esportes se juntam a judô, natação e tênis de mesa na composição das 11 modalidades ofertadas nas Escolares 2018. A faixa etária contemplada na competição é de 12 a 17 anos.
As Paralimpíadas Escolares contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.