Hospital César Cals integra projeto Lean nas Emergências
6 de dezembro de 2018 - 13:38 #atendimento #gestão #Lean #saúde #Urgência #UTI
Wescley Jorge - Assessoria de Comunicação do Hospital César Cals
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, ingressa na segunda fase do Projeto Lean nas Emergências, que visa promover melhorias no atendimento hospitalar de urgências e emergências da população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. O HGCC é o único hospital do Ceará selecionado e o primeiro de emergência exclusivamente obstétrica a integrar o programa.
A segunda fase compreende as alterações no fluxo de pacientes da emergência obstétrica. Todos os setores ligados à emergência, como laboratório, farmácia, UTI, centro cirúrgico, enfermagem, entre outros estiveram reunidos na segunda e terça-feira, dias 3 e 4, para discutir e trabalhar ferramentas direcionadas para o tempo de atendimento, permanência e alta nas salas de parto e suporte tecnológico. Amanda Santos, médica emergencista do Sírio-Libanês orientou sobre as mudanças e avanços. “É importante perceber que nesse processo somos uma equipe e vamos conseguir juntos focando no mesmo objetivo”, ressaltou.
“Eles (do Projeto Lean) esperam que o HGCC possa ser modelo para as próximas unidades que forem selecionadas com o mesmo perfil”, explica a enfermeira Thaís Gomes Falcão, coordenadora de educação permanente do Centro de Estudos do HGCC, setor do hospital responsável pela coordenação do projeto. A emergência do Hospital Geral Dr. César Cals é exclusivamente destinada ao atendimento obstétrico. O HGCC é uma unidade terciária de alta complexidade, referência em todo estado. Na emergência obstétrica, em média, são realizados, 1.675 atendimentos por mês. As pacientes atendidas são de todo o Ceará.
Projeto Lean
Em tradução livre, Lean significa “enxuto” e é uma filosofia de gestão que oferece ferramentas que norteiam a melhoria dos processos para a execução de fluxos estabelecidos com o intuito de evitar desperdícios e ações com valor agregado baixo. “O projeto enxerga tudo de uma maneira muito prática porque trabalha com números, trabalha com tempos reais. É basicamente a melhoria de processos de trabalho, aprimoramento do atendimento, ou seja, o fortalecimento de ações para permitir um atendimento ainda melhor na emergência”, continua Thaís Gomes.
A implantação do projeto iniciou em outubro deste ano. Por meio de visitas e videoconferências, a equipe do Lean aponta sugestões para otimizar a atenção nas unidades de emergência, inclusive com a redução do tempo de espera. O que se observa é uma imersão em toda a unidade hospitalar para que possa efetivar as atuações no sentido de permitir mais qualidade no atendimento, tempo hábil, explorando as potencialidades do serviço oferecido. “O Lean é muito importante porque demonstra em números, como podemos melhorar. Ele resolve problemas como a subutilização e o esgotamento profissional, por exemplo, pois gera gráficos que ajudam inclusive no redimensionamento das equipes de assistência em horários de pico”, finaliza Thaís Gomes.
Estrutura
O Lean está estruturado tem três fases. A primeira é a fase de diagnóstico, quando a equipe visita a unidade e realiza a coleta de dados. A segunda fase é o curso de Gestão Avançada em Serviços de Urgência (GASU), um módulo específico oferecido pelo Sírio-Libanês para potencializar os serviços de emergência. A última fase é a capacitação dos profissionais baseada no diagnóstico da primeira fase. A equipe elege prioridades e mudanças no atendimento e então é realizado o treinamento. No total, são 10 visitas com intervalo de 20 dias entre cada uma. De início, o hospital passa pela metodologia do 5S, na qual alguns princípios são adotados para melhorar os fluxos operacionais, acelerar processos e o andamento do trabalho. Os 5S são: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.