Programa Fala Sério apresenta peça teatral sobre as consequências do consumo de álcool na adolescência
31 de maio de 2019 - 16:31 #Grupo Bandeira das Artes #Instituto Aliança #Instituto Diageo #Programa Fala Sério #projetos artísticos #SEDUC #teatro carlos câmara
Ascon Seduc
A Secretaria da Educação (Seduc) recebeu, nesta sexta-feira (31), a apresentação de uma esquete teatral que aborda questões relativas ao alcoolismo na adolescência. Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel assistiram à peça, junto com servidores da Saduc. A iniciativa faz parte do Programa Fala Sério, fruto de parceria entre a Seduc, o Instituto Diageo e o Instituto Aliança. Ao todo, 120 escolas serão contempladas pela iniciativa no ano de 2019. O Grupo Bandeira das Artes, parceiro da ação, é responsável pelas apresentações.
A opção metodológica associa-se ao chamado “Teatro do Oprimido”, criado por Augusto Boal, que pretende transformar o espectador em sujeito atuante, transformador da ação dramática, de forma que ele mesmo passe à condição de protagonista. Na peça, o tema do consumo de álcool na adolescência é permeado pela abordagem das relações de convívio entre familiares e amigos, além de problemas sociais.
Gabriel dos Santos, de 17 anos, é aluno da Escola Comendador Miguel Gurgel, onde faz o curso técnico em Informática. A apresentação, na visão do estudante, explica bem as situações às quais os jovens estão expostos no dia a dia. “É um tema presente na nossa realidade, mas que muitas vezes é mascarado. Acredito que esse tipo de debate, sobre problemas do cotidiano, envolvendo as famílias, a bebida alcoólica, os distúrbios psicológicos, aumenta a nossa percepção sobre a vida e entendermos melhor o que acontece ao nosso redor. Se os atores emitem uma mensagem numa linguagem que faz parte do nosso uso, conseguimos interpretá-la e praticá-la com mais facilidade”, avalia.
Klistenes Braga, diretor de Produção do grupo teatral, explica que foi feito um trabalho minucioso de pesquisa, para que o diálogo com o público escolar pudesse ser efetivo.”A gente sabe da diversidade das famílias hoje em dia, das dificuldades de relacionamento e das pressões sociais fazem parte do contexto do jovem. A ideia é, exatamente, criar essa empatia, fazendo com que os personagens pudessem transitar no ambiente real da juventude que faz parte da da rede pública estadual de ensino”, considera.
A peça foi criada originalmente na Grã-Bretanha. No Brasil, foi adaptada e produzida a partir de um trabalho conjunto do Instituto Aliança, do Instituto Diageo e da Collingwood Learning. Escolas de todas as regiões do estado receberão o espetáculo. Paralelamente, foi estruturada uma disciplina eletiva de 40 horas semanais para ser trabalhada em escolas de tempo integral (EEMTI), a partir do próximo semestre.