Ouvidoria: Cresce participação do cidadão na gestão estadual
3 de junho de 2019 - 16:45 #CGE #Ouvidoria #políticas públicas
Ascom CGE
Durante o ano de 2018 foram registradas cerca de 76 mil manifestações, o que representou um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2017
Ao longo dos últimos anos, o cidadão passou a acompanhar de forma mais frequente as ações do Governo do Estado, participando do processo de construção de suas políticas públicas e monitorando a qualidade dos serviços oferecidos à população. Como canal gratuito e de fácil acesso, a Ouvidoria do Estado tem sido a principal ferramenta no que tange à comunicação entre o cidadão e os gestores públicos estaduais, tendo registrado somente durante o último ano de 2018 cerca de 76 mil manifestações.
Para a Coordenadora de Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Larisse Moreira, o número crescente de demandas representa uma mudança no comportamento do cidadão, que percebeu que pode interagir com o Estado e falar sobre a qualidade dos serviços e políticas públicas que estão sendo oferecidas.
“Se compararmos o ano de 2018 ao de 2017, podemos verificar que houve um aumento de 3,6% no registro de demandas pelo cidadão. Isso é muito satisfatório para nós, pois a Ouvidoria é o principal termômetro de qualidade do Estado, é através desse serviço tão básico que a população nos diz o que está funcionando ou não, e assim nós podemos corrigir as falhas e melhorar a gestão pública”, ressaltou.
Ainda de acordo com dados emitidos pela CGE, órgão responsável pelo gerenciamento do serviço de Ouvidoria do Estado, estão entre os assuntos mais demandados pelos cidadãos: busca por serviços de rede de esgoto, o atendimento prestado pelos órgãos e entidades estaduais, falta de água, conduta de servidor, assistência à saúde, entrega da Carteira Nacional de Habilitação, elogio a servidores públicos e colaboradores, e tramitação de processos.
Ouvidoria em 2019
Durante os meses de janeiro a abril deste ano, o serviço de Ouvidoria registrou aproximadamente 27 mil manifestações, tendo como principal meio de entrada a Central de Atendimento 155. Entre os cinco órgãos mais demandados estão: Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece); Secretaria da Saúde (Sesa); Secretaria da Fazenda (Sefaz); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e Polícia Militar do Ceará (PMCE).