CGE alcança 84,58% de satisfação na pesquisa com órgãos e entidades do Estado
1 de julho de 2019 - 16:38 #e-Parcerias #Ouvidoria #pesquisa #satisfação
Ascom CGE
A pesquisa avaliou os serviços oferecidos pelo órgão no ano de 2018
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) alcançou o índice de satisfação de 84,58% junto aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual na pesquisa de satisfação realizada anualmente pelo órgão. No universo de 62 órgãos e entidades do Estado, a pesquisa foi respondida por 47 deles, que avaliaram 13 produtos e serviços da CGE.
No panorama geral, avaliando os 13 itens em questão, a CGE alcançou 50,92% de desempenho “bom” e 33,65% de desempenho “excelente”. Os órgãos poderiam avaliar os serviços prestados pela CGE no exercício de 2018 ainda como: insuficiente (1,34%), ruim (2,10%) e regular (11,98%).
Segundo Anastácia Santos, da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (CODIP) da CGE, a realização da pesquisa anual de satisfação é de suma relevância para a melhoria dos produtos e serviços ofertados pela CGE, pois permite que o órgão tome conhecimento de demandas que devem ser tratadas para aprimorar sua atuação e, consequentemente, elevar o grau de satisfação dos seus clientes.
“Como exemplo, podemos citar que em pesquisas anteriores os itens referentes ao “Plano de Ação para Sanar Fragilidades (PASF)” e “Atendimento às demandas dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual” receberam muitas sugestões de melhoria por parte dos participantes da pesquisa”, pontuou.
“Nesse sentido, a CGE adotou ações efetivas, como instituir, por meio da Lei nº 16.717/2018, o Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará, que tem por objetivo fortalecer e direcionar as instituições públicas para o alcance dos seus objetivos estratégicos, bem como para a entrega dos resultados esperados pela população. Assim, de acordo com as sugestões recebidas no âmbito das pesquisas, o PASF será um importante instrumento para a consecução do Programa”.
“Além disso, estruturamos, em setembro de 2018, ambiente físico específico para prestar atendimento aos usuários dos sistemas corporativos mantidos pela CGE, especialmente o e-Parcerias e o SACC. Em 2019, contemplou a criação da Célula de Atendimento aos Usuários de Sistemas em sua nova estrutura organizacional, a qual funciona vinculada à Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic)”.
“Assim, é importante destacar que a melhoria contínua dos processos e pessoas integra a Política da Qualidade da CGE e que, consequentemente, vem norteando o órgão na condução de suas ações”, ressaltou.
Comentários e sugestões
As respostas da CGE aos comentários e sugestões apresentadas pelos órgãos e entidades na pesquisa serão classificadas e analisadas, para que na sequência as respostas possam ser elaboradas e disponibilizadas no sítio institucional da CGE, bem como encaminhadas às setoriais e para aqueles que se identificaram quando do preenchimento da pesquisa.
Além de conhecer a opinião das secretarias e ser utilizada como instrumento para a melhoria contínua dos serviços e do atendimento do órgão, a consulta cumpre também um dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade, já que o órgão possui certificação na norma ISO 9001:2015.