SPS e Cepop celebram o Dia Nacional de Luta da População de Rua
16 de agosto de 2019 - 10:12 #dia nacional de luta #população de rua #serviços #SPS
SPS - Assessoria de Comunicação
Serviços jurídicos, de cidadania e saúde marcam o Dia Nacional de Luta pela Vida e Dignidade da População em Situação de Rua. A ação acontece na próxima segunda (19), a partir das 9h, na Praça Marcílio Dias (Praça do Corpo de Bombeiros). Promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do Comitê Estadual de Politicas Públicas para a População em Situação de Rua (Cepop) e Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), a ação rememora a data com a oferta de serviços e atividades culturais para a população mais carente da cidade.
Por toda a manhã, técnicos do Ministério Público do Ceará (MPCE), da Defensoria Pública, OAB e do Centro POP atenderão o público, tirando dúvidas jurídicas e acolhendo demandas, enquanto o Balcão da Cidadania oferta emissão de 1ª e 2ª vias de RG, 1ª via do CPF, e de certidão de antecedentes criminais.
Em outro estande, as secretarias de Saúde do Estado e do Município de Fortaleza, em parceria com a APTU (Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose), realizarão exames para identificação de casos da doença e aplicação das vacinas dupla tetânica, tríplice viral, influenza e hepatite.
Vida e dignidade
O Dia Nacional de Luta teve origem na tragédia ocorrida em São Paulo, em 2004, quando 15 moradores de rua foram violentamente atacados enquanto dormiam no entorno da Praça da Sé, na capital paulista, resultando na morte de oito pessoas. Em maio de 2005, uma das testemunhas do massacre também foi assassinada, gerando indignação geral e grande polêmica nacional.
O evento conta com as parcerias da Fundação Ana Lima; APTU; Criança não é de Rua; Coletivo Arruaça/Instituto Compartilha; Fórum de Rua; Padaria Romana; Dr. Rafael Castelo Branco, dentre outras entidades públicas e privadas.
Serviço:
Data: Segunda-feira, 19/8
Hora: 8:30 h
Local: Praça Marcílio Dias à Rua Braga Torres com a Filomeno Gomes (Praça do Corpo de Bombeiros Militar – CTDH).
PROGRAMAÇÃO
8:00 – Credenciamento
8:30 – Café da manhã para todos os presentes
9:00 – Abertura com recepções dos participantes pelas autoridades e leitura do Relesse. Apresentação dos parceiros.
9:30 – Palestra sobre Prevenção de Acidente com o Cel. Cláudio Barreto, seguida de dinâmica.
10:30 – Atendimentos nos stands de serviços: Balção do MPCE, Defensoria, Balcão do Cidadão, Centro Pop, OAB, Vacinações.
Evento Cultural do Grupo Coletivo Arruaça e Instituto Compartilha
12:00 – Almoço
14:00 – Encerramento com a caminhada até a Paço Municipal, com Ato Público e entrega da Carta de Demandas de Politicas Públicas da População de Rua na Prefeitura de Fortaleza.