Cinturão Digital do Ceará viabiliza qualidade na infraestrutura de comunicação de dados
20 de agosto de 2019 - 17:03 #Cinturão Digital #Internet #serviços digitais
Thamires Assunção - Ascom Etice
Consolidada como ferramenta indispensável ao desenvolvimento econômico do Estado, o Cinturão Digital do Ceará (CDC) viabiliza o acesso à Internet de alta qualidade, proporcionando maior alcance a serviços digitais à sociedade civil. O CDC consolidou um mercado de R$ 1,4 bilhão por ano no Estado, atingindo 105 municípios e mais de 90% da população cearense, além de fomentar o crescimento de Provedores de Serviços de Internet – ISPs (mais de 300), gerando mais de 2 mil empregos especializados.
Distribuído em 8.060 km de fibra ótica (4.150 km mantidos pelo Governo, através da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará [ETICE] e 3.910 km mantidos por parceiros), o CDC possibilita a implantação de projetos tecnológicos nas áreas de telefonia, TV digital, telemedicina, educação a distância, fiscalização de cargas e segurança pública, entre outros.
A Prefeitura Municipal de Barreira, município assistido desde 2014, destaca a melhoria da qualidade na Internet e a redução de gastos como benefícios principais causados pelo Cinturão Digital.
Jonathan Batista integra a Divisão de Tecnologia e Informática daquela Prefeitura, e ressalta a disponibilização de Wi-Fi em duas praças públicas no município. “Pode-se dizer que o CDC foi o melhor projeto feito na área da tecnologia no Ceará. Hoje consegue fornecer serviços de grande valor e importância para todas a entidades públicas deste nosso Ceará. Trouxe qualidade, eficiência, economia e igualdade. Com o CDC facilitou muito a vida dos setores atendidos, assim melhorando o atendimento ao público”.