UPA Autran Nunes retoma atendimento nesta quarta (18)
17 de setembro de 2019 - 16:33 #atendimento #emergência #upa 24h #Urgência
André Pinheiro - Ascom Sesa Texto
Jeorge Farias Arte grtáfica
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no bairro Autran Nunes, retoma o atendimento à população às 7 horas da manhã desta quarta-feira (18). Com a conclusão da primeira fase da reforma da UPA Autran Nunes, a unidade volta a atender os casos de urgência e emergência. Neste primeiro momento, funcionarão consultórios, sala de medicação, laboratório, raio-X e serviço social.
O setor de Observação, onde os pacientes são assistidos até a transferência para uma unidade hospitalar de referência, está em processo de conclusão da reforma. Enquanto isso, os pacientes que precisarem ficar em observação serão direcionados às UPAs mais próximas com leitos disponíveis.
A UPA Autran Nunes contará com o efetivo de seis médicos, quatro enfermeiros, dez técnicos de enfermagem no período diurno e nove no noturno, além de um assistente social. Nesta primeira etapa, ainda haverá mais um assistente social para orientar os pacientes e familiares na recepção da unidade.
Com uma média de 12.500 atendimentos por mês, a UPA Autran Nunes já atendeu mais de um milhão de pessoas desde sua inauguração, em abril de 2012.
UPA 24h
As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas. As UPAs 24h atendem casos de urgência e emergência como, por exemplo, febre alta, fraturas e cortes com sangramento, infarto, derrame, queda com torção, crises convulsivas. O Ceará tem 36 UPAs 24h, sendo 12 em Fortaleza. Destas, seis estão sob gestão estadual.
Podem procurar atendimento nessas unidades não só pessoas que apresentem casos em que há risco iminente de morte, mas também aquelas que não apresentam essa gravidade, porém o problema deve ser solucionado com rapidez. Os pacientes de emergência são estabilizados e encaminhados para um hospital de referência ou posto de saúde mais próximo de sua residência ou ficam em observação por até 24h e recebem alta.
O atendimento começa na recepção, onde o paciente preenche uma ficha e em seguida é encaminhado a um profissional de enfermagem. O enfermeiro avalia seus sinais vitais e o identifica, seguindo a orientação de um protocolo de classificação de risco (Manchester). O protocolo indica o grau de urgência ou emergência de cada paciente, por meio de pulseiras com cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Após classificado, o usuário é direcionado para o atendimento médico.
Cada UPA possui uma equipe composta por médico chefe de equipe, clínico geral e pediatra . Algumas delas, também realizam atendimento odontológico de 24h. As UPAs dispões de exames como raio x e eletrocardiograma, realizados na própria unidade, Além disso, conta com serviço completo de exames laboratoriais.
Quando se deve procurar atendimento em uma UPA?
Devem se dirigir a uma UPA, aqueles que apresentarem casos como por exemplo: febre alta, acima de 39ºC; fraturas e cortes (com pouco sangramento); infarto; derrame; queda com torção, dor intensa ou suspeita de fratura; Cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; dores fortes no peito e vômito constante.
Quando o caso é de urgência ou emergência
Urgência: não apresenta um risco de morte imediato, mas precisa ser solucionado rapidamente. Exemplo: luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue.
Emergência: todos os casos que indicarem risco iminente à vida do paciente. Exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca.