HGF otimiza Emergência e reduz em 63% número de pacientes em corredor
25 de outubro de 2019 - 14:15 #atendimento #emergência #otimização #Projeto Lean
Filipe Dutra - Ascom HGF
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, conseguiu números expressivos na otimização da Emergência. Mesmo com o aumento da demanda de pacientes – a taxa de entrada aumentou de 1.117 atendimentos em junho para 1.531 em setembro – houve redução em 63% de extra-leitos. Na tarde desta quinta-feira (24), havia 15 extra-leitos, fazendo com que o espaço, antes destinado às macas, voltasse a ser utilizado para sua finalidade real: fluxo de pessoas.
A marca é fruto de um processo de eficiência no atendimento, desde que a unidade aderiu ao ciclo três do Projeto Lean nas Emergências, em julho de 2019. O projeto, do Ministério da Saúde, é desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
Entre as medidas sugeridas pelo projeto e adotadas pelo HGF, estão o Plano de Capacidade Plena (PCP), que gerencia atividades de forma a envolver não só o planejamento como também a programação e o controle do que foi estabelecido, e o daily huddle, uma reunião de curta duração entre a equipe multidisciplinar.
Os resultados são comprovados pela análise do NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência), um indicador utilizado pelo Projeto Lean que calcula a superlotação no serviço de urgência e essencial para mensurar a eficácia das iniciativas. Desde o início da aferição, em agosto de 2019, até o dia 24 de outubro, o índice foi reduzido em 63%, mesmo com aumento no atendimento.
A eficiência também é atestada no tempo em que pacientes dão entrada no serviço de emergência. De julho até 21 de outubro, houve uma redução de 38% até o paciente ser encaminhado à Enfermaria e de 41% para os pacientes que recebem alta.
Os números estimularam toda a equipe de emergência, e o hospital como um todo. “Foi uma redução drástica de uma superlotação que tínhamos até recentemente, fruto de um esforço conjunto envolvendo todos os setores. Hoje, estamos muito felizes, porque, depois de um longo período, conseguimos dar dignidade à população em um momento tão delicado que é o de enfermidade”, explica o diretor médico do HGF, Francisco de Lucena.
Sala de alta: mais conforto ao sair
Outra medida adotada pelo hospital foi a criação de uma sala de alta, espaço com capacidade para sete pessoas. Lá, o paciente, após receber alta, pode aguardar confortavelmente até a chegada do transporte que o levará para casa.
O aposentado Carlos Pereira Gomes, 71, foi o primeiro paciente a usufruir do espaço. No HGF, desde o dia 19 de outubro, foi encaminhado pela rede de saúde de Horizonte, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Após receber alta, ele pôde aguardar o retorno para casa sentado em uma das poltronas disponíveis na sala, na companhia de sua esposa, Lina Nazaré. “Fui atendido bem desde a entrada até a saída. A emoção é enorme. Estou feliz”, elogia.
Projeto Lean nas Emergências
“Lean”, que em português significa enxuto, é uma metodologia para alinhar toda a organização e levar qualidade mais rapidamente aos usuários, envolvendo pessoas, sistemas e processos e eliminação de desperdícios. A meta do projeto no Brasil é que até 2020, 100 serviços de urgência sejam reestruturados com 450 profissionais capacitados e 180 protocolos clínicos implantados.
Quatro hospitais do Governo do Ceará estão inseridos no Projeto Lean nas Emergências. O primeiro a ingressar, ainda no Ciclo 1, foi o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. No Ciclo 2, foi a vez do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Agora, no Ciclo 3, ingressaram o Hospital Geral de Fortaleza e o Hospital Regional do Cariri (HRC). A participação desses hospitais reforça o compromisso do Estado em promover uma saúde integrada e com resolutividade.