Cobertura do SAMU 192 Ceará chega aos 184 municípios
29 de outubro de 2019 - 13:42 #Ambulâncias #atendimento #cobertura #samu 192
Fátima Holanda - Ascom Sesa Texto
Carlos Gibjara e Tiago Stille Fotos
Na manhã desta terça-feira (29), o governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), anunciaram a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) aos 184 municípios cearenses, com o apoio do Ministério da Saúde.
“A partir de dezembro, vamos atender 100% dos municípios cearenses com atendimento do SAMU 24 horas. É muito importante para a vida das pessoas. Pois quando acontece um acidente na rodovia, quando uma pessoa passa mal em casa, é um serviço que está lá 24 horas. Nós temos aqui o que há de melhor. A partir de agora, o Ceará vai ter o melhor SAMU do Brasil”, destacou Camilo Santana.
Para ampliação e expansão da cobertura de atendimento do SAMU 192 Ceará, há profissionais de saúde fazendo capacitação nos municípios que serão contemplados. Concluído o treinamento, eles estarão aptos para conduzirem as ambulâncias. Crateús é um dos 30 municípios que fazem parte da expansão.
“O município de Crateús necessitava desse serviço. Trabalhar pela primeira vez no SAMU Ceará é maravilhoso, é uma alegria muito grande. É um serviço que não tinha no município. Hoje realizo meu sonho em trabalhar no SAMU”, disse Elisangela Ponte, coordenadora da Base do SAMU em Crateús.
Ao todo serão 67 novos veículos. Destes, 49 foram entregues nesta terça-feira (29) e mais 18 ambulâncias chegarão até dezembro deste ano. Para Dr. Cabeto, essa expansão complementa um trabalho de muitos anos, e continua nesse governo. A ampliação, cobrindo todos os municípios, representa o acesso da população ao serviço de urgência. “O acesso que vocês estão dando ao cidadão cearense no momento de maior aflição que é o momento de urgência, de angustia”, enfatizou.
Modernização
Atualmente o SAMU 192 Ceará conta com 2.155 profissionais. Até 2008, o serviço existia apenas em Fortaleza e Sobral, cuja gestão é municipal. A partir de 2008, o Governo do Ceará, com apoio do Ministério da Saúde, expandiu o serviço para municípios de diferentes regiões do Estado.
“É muito emocionante trabalhar no Serviço Móvel de Urgência, pois é um serviço de qualidade, onde os profissionais trabalham pautados em protocolos assistenciais, com segurança e capacitação. É um serviço que a população já conhece, já abraçou. Hoje não existe serviço de Urgência e Emergência sem o SAMU”, declarou a coordenadora da Base do SAMU Regional no Crato, Rejane Felipe, que há dois anos trabalha no serviço.
Cobertura
As novas ambulâncias contemplarão 60 municípios: Itaitinga, Aratuba, Caridade, Itatira, Amontada, Miraíma, Uruburetama, Banabuiú, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Pereiro, Aiuaba, Parambu, Icó (2), Lavras da Mangabeira, Catarina, Iguatu, Quixelô, Aurora, Mauriti, Milagres, Araripe, Crato, Santana do Cariri, Barbalha, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Cariré, Coreaú, Forquilha, Graça, Hidrolândia, Ipú (2), Irauçaba, Massapê, Reriutaba, Santa Quitéria (2), Santana do Acaraú, Acaraú (2), Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Croatá, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Tianguá (2), Ubajara, Viçosa do Ceará, Crateús (2), Independência, Ipueiras, Novo Orienta, Tamboril, Barroquinha, Camocim (2), Granja.
“Tenho a felicidade de ter a família SAMU Ceará implantada há mais de cinco anos. Sei a importância desse serviço nos municípios. Vejo isso como um grande feito do Governo do Ceará. Ação pré-hospitalar é muito importante e o SAMU faz esse papel de forma excepcional”, disse o o presidente da Aprece, Nilson Diniz.
Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto; o coordenador da bancada federal, Domingos Neto; o comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, Coronel Cleyton Bezerra; o diretor do SAMU Ceará, Cel. João Vasconcelos. Estavam presentes prefeitos, secretários de saúde, deputados estaduais, integrantes do Projeto Saúde Bombeiro e Sociedade, jovens bombeiros voluntários, profissionais de saúde e do SAMU 192 Ceará.
Ouça
O governador Camilo Santana falou sobre o incremento da frota e a consequente universalização do serviço.
Para o secretário da Saúde, Doutor Cabeto, essa expansão, mais que um complemento, representa mais acesso que o cidadão cearense vai passar a contar.
João Vasconcelos Souza, coordenador do SAMU Ceará, enxerga a ação como um presente para a população cearense.